domingo, 27 de janeiro de 2013

De onde vem as capas de CD - Foo Fighters

Oi galera, então, pensei em criar um tópico mensal aqui no blog: De onde surgem as capas de disco dos artistas que gostamos! Aposto que muitos de vocês não sabem nem sabem o lugar, a história com as quais foram feitas as mais famosas capas de discos do mundo!
Pensei em começar pela minha banda favorita, foo fighters :3


De onde vem a capa do disco "ECHOES, SILENCE, PATIENCE & GRACE" DO FOO FIGHTERS?





"Echoes, Silence, Patience & Grace" não é o melhor disco do FF, embora tenha a espetacular "The Pretender" e levado o Grammy de melhor disco de Rock daquele ano, mas visualmente é o álbum mais bem trabalhado da banda. A capa traz uma imagem que mistura uma bomba com um tubo de amplificador e a mensagem fica clara: "este disco é um explosão musical".

O responsável pela arte da capa é o designer Don Clark, que junto com o seu irmão Ryan, são os proprietários do estúdio Invisible Creature, que também já fez as capas de discos do Wolfmother, Joy Electric, Young and the Giant, My Morning Jacket e outros. Após um contato inicial da banda, eles logo foram para Los Angeles se reunir com Dave e companhia para ter as primeiras impressões do que seriam as artes da capa e ficou decidido que desenvolveriam algo "icônico, mas bem simples."

O projeto começou com a dupla recriando a logo da banda e apresentando 10 novas opções de identidade visual para o Foo Fighters. Veja algumas que foram rejeitadas pela banda:


Finalmente a logo escolhida foi justamente a última a ser criada e aquela que Don não havia curtindo tanto no começo, esta foi inspirada nas fontes de um livro bem antigo encontrado pelo designer.



Após definir a novo logo, foram apresentadas seis opções de capas e a escolhida foi a que remetia a Segunda Guerra Mundial, com o torpedo misturado com um tubo vintage de um amplificador de guitarra. Don explica que arte saiu quase que por acaso, ele já tinha escolhido a foto do torpedo e buscava uma outra imagem para fazer uma justoposição, de preferencia com um objeto que não fosse ligado a guerra e ao buscar no seu banco imagens encontrou esta da válvula.

Assim foi ditado todo o padrão de como o álbum seria visualmente, uma justaposição de imagens simples que mostrassem todo o contraste entre "o tom da vida e da mortalidade".


                    Capa do single "Long Road To Ruin"


 Capa do single "Let It Die"


Artes internas do disco







2 comentários:

  1. Seguindo seu blog que por sinal é muito bom e organizado, se puder me seguir ficaria muito agradecido, aqui está o meu endereço:

    http://akonrado.blogspot.com.br/

    Sucesso aee

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Vou seguir pela simpatia! hahahaha

    ResponderExcluir